segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Apresentação

A Liga Acadêmica de diabetes tem como Propostas:

1. Formação de uma equipe multiprofissional capacitada para a promoção da saúde do diabético.

2. Despertar consciência social nos acadêmicos de diversos cursos da área da saúde.

3. Aumentar o interesse da comunidade acadêmica na UFG para o tema;

4. Divulgar informações (estudos retrospectivos e prospectivos, orientações gerais), atividades e palestras educativas, acerca do DM à comunidade externa e, em especial, aos pacientes do HC-UFG com o objetivo de prevenir complicações da doença;

5. Auxiliar na Educação continuada de profissionais da área de saúde para melhor atendimento em relação ao DM;

6. Formação de Grupos de Pesquisa que abranjam desde a prevenção até tratamento de complicações do DM;

7. Auxiliar e melhorar o atendimento do Serviço de Endocrinologia, especificamente, na assistência ao diabético, no HC-UFG;

As atividades da Liga Acadêmica de Diabetes serão divididas em: Ensino, Pesquisa, Extensão e Ambulatorial.

A área de Ensino é subordinada às atividades de pesquisa, extensão e ambulatorial para otimizar as atividades centrais da Liga. Serão realizadas quatro aulas teóricas mensais ministradas por convidados para os acadêmicos integrantes da Liga com temas direcionados para as atividades da Liga que estará centrado, nesse ano, em Diabetes Gestacional e Pé Diabético. Haverá organização de eventos como cursos de curta duração abertos à comunidade acadêmica em geral.

A Área de Pesquisa promoverá a realização de pesquisas científicas que surgirão de observações e estudos relacionados às atividades das áreas de extensão e ambulatorial. Haverá o incentivo na participação dos acadêmicos em congressos, publicação de trabalhos produzidos em revistas e periódicos da área, divulgação dos resultados alcançados das atividades da Liga em eventos como congressos, jornadas e outros.

As atividades da Área de Extensão compreendem em: participação da Liga junto à comunidade procurando entender sua dinâmica e seus problemas através de campanhas educativas em associações de diabéticos e em associações de bairro; participação em campanhas públicas educativas e de prevenção; participação em conselhos municipais e estaduais de saúde expondo os conhecimentos adquiridos nos trabalhos e ajudando na construção de uma nova realidade da saúde.

O Atendimento ambulatorial será realizado semanalmente pelos membros da LAD no ambulatório do pé diabético e diabetes gestacional do HC em dias e horários previamente estabelecidos. Após o atendimento ambulatorial haverá apresentações, nos encontros semanais, de casos clínicos importantes vivenciados e relatórios sobre o funcionamento ambulatorial.

Campanhas:

1. Participação no XIX ECAM

Nos dias 13 e 14 de setembro todos os membros da LAD participarão do Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina. Será realizado atendimento à população com orientação educacional com enfoque na prevenção do diabetes, exames de glicemia para o devido encaminhamento de possíveis diabéticos para centros de referência.

2. Campanha do Dia Mundial de Diabetes (13, 14 e 15 de novembro)

A presente Campanha visa, no Dia Mundial do Diabetes, contribuir com a Sistema Público de Saúde triando possíveis casos de Diabetes mellitus através da dosagem da glicemia capilar casual na população em geral, especificamente dos transeuntes na Rodoviária Municipal e nos Shoppings Buriti, Goiânia e Flamboyant.

Além disto, tal campanha buscará oferecer a esta população as orientações adequadas sobre o conceito de Diabetes, sua sintomatologia, prevenção e principais complicações.

3. Prevenindo o Pé Diabético

Será realizada uma campanha, que fará parte da campanha da LAD "Prevenindo o Pé Diabético" na semana precedente ao dia mundial do diabetes, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do pé diabético dentro do Hospital das Clínicas. A campanha será direcionada aos pacientes e funcionários do HC.

Cursos:

1. Curso de Diabetes Gestacional

Será realizado com parceria de outras Ligas Acadêmicas (Liga Acadêmica de Obstetrícia e Liga Acadêmica de Puericultura) abordando o diabetes na gestante e a repercussão do mesmo no recém-nascido. Têm como objetivo a integração de atividades com outras ligas acadêmicas para possíveis parcerias futuras em trabalhos, projetos etc, divulgação das atividades da LAD e aumentar interesse na comunidade acadêmica acerca do tema.

2. Curso Básico da Liga Acadêmica de Diabetes

Visa fazer a seleção dos novos membros da LAD e capacitação inicial para o ingresso na Liga Acadêmica. Será realizado em agosto e não terá fins lucrativos.

Projetos:

1. Projeto Sala de Espera

Já em andamento, este projeto busca orientar diabéticos tipo 1 (todos que fazem acompanhamento no HC) quanto a noções gerais da doença, Controle, Complicações Agudas, Dieta, Uso de Insulina, Complicações Crônicas, Cuidados com os Pés, Exercícios Físicos e Cidadania.

É realizado durante todo o ano no HC-UFG pelos acadêmicos de Medicina e Nutrição da UFG.

2. Construção da Home-Page da LAD

A partir do mês de abril. Onde se divulgarão os eventos da liga. Haverá o calendário de aulas, resumo de trabalhos publicados, trabalhos em andamento, links importantes e discussões com a população em geral ao menos uma vez na semana sobre temas importantes da doença (Chat). Ainda, perguntas e respostas freqüentes e artigos de revisão sobre os mesmos temas.

3. Promovendo a saúde da gestante diabética

Mensalmente haverá dois encontros em datas previamente estabelecidas com gestantes selecionadas no ambulatório de Diabetes Gestacional do HC com critério de inclusão de descompensação glicêmica e baixa idade gestacional. Os encontros serão coordenados por integrantes da Liga das áreas da medicina, enfermagem e nutrição com finalidade de prevenção do agravamento do diabetes através da educação, controle glicêmico com medidas da glicemia capilar e de ganho ponderal. As gestantes selecionadas serão acompanhadas até o término da gestação com a avaliação da evolução gestacional e da caracterização do recém nascido.

4. Prevenindo o Pé Diabético

O projeto será constituído por vários tipos de ação direcionados à prevenção do pé diabético. Em novembro haverá uma campanha, na semana precedente ao dia mundial do diabetes, direcionada aos funcionários e pacientes do HC. Também será realizado, em outubro e novembro, na cidade Ceres, onde se localiza a sede da Associação dos diabéticos do Vale do São Patrício, um trabalho de educação preventiva através de oficinas previamente preparadas pelos integrantes da Liga. O público alvo será constituído por diabéticos do Vale do São Patrício que serão deslocados à Ceres pela Associação. Os realizadores das oficinas buscarão apoio de prefeituras e secretarias de saúde para o deslocamento de Goiânia a Ceres.

Nenhum comentário: